11 de março de 2016

O QUE EU ACHEI DE ESTUDAR NA KAPLAN DE VANCOUVER

Eu já falei algumas vezes aqui no blog e no canal do Youtube que eu já fiz dois intercâmbios de idioma, um em 2008 para a Espanha e o mais recente, em 2015 para o Canadá, e hoje eu vou falar um pouco da minha experiência na escola Kaplan PLI de Vancouver, onde eu estudei durante 16 semanas. Vou falar somente o que eu achei da escola, a minha opinião sobre o método que eles utilizam e etc, mas se você quiser saber sobre a estrutura física da escola é só clicar aqui.


Kaplan PLI


PRIMEIRO DIA: As aulas na Kaplan de Vancouver no turno matutino começam as 8:30 e as do turno vespertino começam as 14:00, mas como você só ficará sabendo em qual turno estudará após fazer o teste de nivelamento, você precisará chegar à escola as 8:00 no seu primeiro dia de aula que normalmente acontece as segundas-feiras, mas se na segunda for feriado local, seu primeiro dia será na terça-feira.

Assim que você chegar a escola, precisará ir até o balcão da recepção, eles te pedirão um comprovante do seu seguro saúde, te entregarão um material e te encaminharão para a sala onde acontece a apresentação inicial. Como eles fazem isso com aluno por aluno, esse processo pode demorar um pouco e você ficará na fila aguardando a sua vez.



Kaplan Vancouver
sala de apresentação inicial e teste de nivelamento

Cada aluno escolhe um computador onde fará o teste de nivelamento, e eu indico que escolha um dos computadores que ficam de frente para o telão lá no fundo da sala, pois será lá que mostrarão todas as informações.
A apresentação dura a manhã inteira e é toda feita em inglês mas eles tem o cuidado de falar um pouco mais devagar do que o de costume para facilitar para as pessoas com pouco domínio do idioma. Se o seu nível de inglês é zero, sugiro que estude um pouco antes de embarcar para não perder todas as informações do primeiro dia mas se não quiser fazer isso é só seguir o fluxo e você conseguirá fazer o teste de nivelamento, mas não entenderá nada durante toda a manhã.
Você só saberá o horário que irá estudar no final do primeiro dia, por volta das 19h eles liberam no site da kaplan o resultado do seu teste de nivelamento, o turno da sua aula e o número da sua sala.

A escola tem parceria com uma empresa local de turismo, a West Trek, e no final da manhã, um dos guias dessa empresa vai até a escola para fazer um mini tour guiado com os novos alunos por dentro da escola e pelas imediações, mostrando alguns pontos importantes. É bem interessante.

A minha primeira impressão da escola foi boa!


TESTE DE NIVELAMENTO: O teste de nivelamento tem 4 fases, 3 delas acontecem no computador, essas 3 são: questões de gramática (grammar), questões de interpretação de texto (reading), questões com audio (listening) e por último, a fase do speaking, que é presencial e em uma salinha reservada, onde a examinadora te fará umas perguntas e vai analisar a sua capacidade de falar o idioma.
É claro que se você não sabe absolutamente nada do idioma, esse teste será difícil, mas como você está ali para aprender, é necessário que eles saibam o seu real nível do idioma, então não vale burlar o teste e procurar as respostas no google, você é o único que sai prejudicado.

No teste eles não avaliam a sua capacidade de escrita.


TURNO DE ESTUDO: A Kaplan oferece aulas de manhã e a tarde, mas em um primeiro momento é a escola quem decide o turno que você estudará, de acordo com o seu nível e com as salas disponíveis. Se você não gostar do turno que ficou pode solicitar a troca para o turno inverso, mas a solicitação será avaliada pela escola podendo ser deferida ou não. No caso da troca ser aceita pela instituição, ela só será realizada na segunda-feira seguinte, ou seja, você precisará completar uma semana no turno que eles escolheram pra você.

Esse é um dos pontos que eu achei bem ruim na Kaplan, principalmente para quem vai passar apenas 1 mês na escola, pois se você fica no turno da tarde, terá menos tempo para conhecer a cidade, para aproveitar as atrações e vai ter que ficar pelo menos 1 semana neste turno, podendo ser mais tempo, porque sim, a chance de eles negarem o seu pedido de troca é real.
O pior é que eles sabem que tem gente que prefere estudar a tarde e tem gente que prefere estudar de manhã, então deveriam fazer esta pergunta pra cada aluno durante o teste de nivelamento, e somente se não conseguirem completar as turmas, remanejassem os alunos de turno.
E eles podem te mudar de turno a qualquer tempo do curso, então toda segunda a noite você precisa ficar de olho na sua grade no site, porque pode ser que eles te mudem sem mais nem menos.
Me mudaram 1 vez e negaram meu pedido de troca de turno 1 vez. Pensem como eu fiquei feliz!


AS AULAS:  Diferente da escola que estudei na Espanha, a Kaplan não tem a aula muito bem planejada, tendo somente um professor por turma e é ele quem decide o que dará a cada dia, ou seja, não tem um horário especifico pra gramática e outro horário para leitura e conversação, então se o professor quiser dar uma aula inteira somente de gramática, ele dará. 
Outro ponto negativo nessa escola.

Tem pessoas que tem mais facilidade em gramática, outros tem mais facilidade em conversação e por isso todos os pontos do idioma devem ser praticados sempre para que possa atender a dificuldade de todos os alunos sempre.
Outra coisa muito ruim nesse método, é que pra quem odeia gramática é super desestimulante e cansativo ter uma  manhã inteira somente de gramática, pra quem é super tímido é muito difícil passar a manhã inteira tendo que falar com outras pessoas sem parar. O ideal seria ter horários separados, diários e previamente definidos para cada habilidade do idioma.

E o que mais me irritava dentro de sala de aula é que parece que a escola não tem muitos critérios para decidir o nível de cada aluno. Como pode um aluno estar no nível intermediário avançado e não entender quando a professora pergunta o que ele fez durante o fim de semana? Isso é coisa do nível intermediário iniciante. E não era um ou dois alunos que não entendiam nada do que os professores falavam, isso era muito comum e me irritava muito, pois atrasava muito a aula, eu perdia a paciência, perdia o foco e a vontade de ir pra aula. O mais engraçado, é que os professores (pelo menos os 3 que eu tive) concordavam comigo e diziam que nem todo mundo que estava naquela sala, tinha condições de estar naquele nível.


TESTE PARA MUDAR DE NÍVEL: A maioria das pessoas que trabalha com intercâmbio diz que estudar fora é praticamente a mesma coisa que fazer 1 semestre de idioma em 1 mês, ou seja, em 1 mês você mudaria de nível se tivesse real aproveitamento do curso que fez, mas na Kaplan você só tem a chance de mudar de nível de 10 em 10 semanas, ou seja, você precisa ficar 2 meses e meio em cada nível. Sinceramente, 10 semanas é muito tempo para ficar em um mesmo nível, são pelo menos 150 horas, considerando o curso de 20 lições semanais, sendo que um semestre de curso de idioma no Brasil são cerca de 60 horas de aulas.

Outra coisa bem ruim no teste é que são mais e 20 pessoas de níveis diferentes numa mesma sala, as provas são feitas no computador, inclusive a parte oral, agora imagine você em uma sala com mais ou menos 25 pessoas, todas fazendo a parte oral ao mesmo tempo, imagine essa mesma situação sendo que você pode ser uma pessoa com dificuldade de concentração. Por mais que todos os alunos usem fone de ouvido ainda se ouve o barulho das pessoas falando ao mesmo tempo e isso super desconcentra, é muito ruim, também é muito ruim você estar fazendo sua prova de gramática ou a de redação e a pessoa ao seu lado já estar na prova oral, você precisa se concentrar para pensar numa língua que você provavelmente não domina, precisa pensar no tema da redação e tem uma pessoa do seu lado falando o tempo todo, isso é uma bosta!



Acho que deu pra perceber que eu não gostei muito da escola né!? Mas eu não quero generalizar todas as escolas da rede, afinal, não estudei na kaplan dos outros países e não sei como funciona em outros lugares, mas a de Vancouver realmente eu não gostei, principalmente se eu comparar com a Enforex, a escola que estudei na Espanha e que é excelente.





17 comentários:

  1. A falta de sequencia nos conteudos é pessima, uma vez que se há troca de professor acontece de passarem o mesmo conteudo, ja visto anteriormente. Deveriam ter um planejamento melhor e todas as turmas do mesmo nivel terem a ´mesma´ aula. A prova oral deveria ser com o professor e o principal quesito para mudanca de nivel a conversacao, para que os colegas de classe contribuam com o aprendizado ao inves de atrapalhar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pat, tudo bem?

    Eu sou o Filipi da equipe de marketing da Kaplan.
    Estou passando aqui so para avisar que o seu feedback ja foi passado para o gerente da escola. A opinião dos nosso alunos é muito importante para nós.
    Te mandei um e-mail também.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipi, tudo bem?
      Sabe me informar se já mudou algo em relação a crítica da Pat?
      Aguardo retorno.
      Abs.

      Excluir
    2. Oi Felipi da Kaplan, me fale sobre a unidade de voces na Singapura, vou fazer 1 mes lá e só tem voces!

      Excluir
    3. Vinícius, pelo que vi, como eles desenvolveram um material didático próprio da escola o K+, aparentemente agora há um cronograma de aula predeterminado, além de uma sequência dos temas que serão tratados.
      Estudarei na Kaplan de Londres a partir de abril, então poderei verificar.

      Excluir
    4. Olá Rosiane,

      Quando este post foi feito, ou seja, quando eu estudei lá em 2015, já existia o K+, isto não é novo.

      Bom intercâmbio pra você, e se puder, depois volta aqui pra contar como foi estudar na Kaplan de Londres, pois acredito que a organização da escola também depende de quem está a gerenciar cada unidade, então pode ser que em Londres seja diferente.

      Um beijo

      Excluir
  3. Estava pensando em ficar na Kaplan em Londres mas acabei desistindo. Vou ficar 12 semanas e imagina ficar no mesmo nível!

    ResponderExcluir
  4. Tambem gostaria de saber... Estou indo em agosto, mas estudar a tarde sem chance...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estudar a tarde é fora de cogitação pra você, esqueça a Kaplan pois ha grandes chances de você ficar a tarde. Sério!
      Dependendo da escola você pode escolher o turno que vai estudar, e já sair do Brasil com isso definido.

      Excluir
  5. Olá Pat!
    Que bom foi poder ler seus comentários.
    Eu ficaria muito chateado em pagar um programa "caro" e estudar em uma escola desorganizada.
    Eu ia fechar com a KAPLAN, mas agora vou procurar outra escola.
    ABÇ.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Na época em que você estudou já tinham implantado o novo material didático, o sistema K+? Aparentemente o fato de ter um material base dá a impressão de uma maior organização quanto ao conteúdo das aulas. E vi no site que o teste de nivelamento é a cada 5 semanas, parece que mudaram isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosiane,

      Quando estudei lá já tinha o K+ sim, mas isso não ajuda na organização da escola não.
      Quanto ao teste de nivelamento ser a cada 5 semanas, eu não to sabendo da mudança, mas se tiverem mudado é ótimo.

      Excluir
    2. Oi!! Minha experiência lá foi excelente.
      Teve a questão de todos em uma sala com todo mundo falando ao mesmo tempo para fazer o teste de nivelamento, o que é um pouco estranho, mas a parte da prova escrita achei bem coerente.
      Fui enquadrada no intermediate, e depois de 05 semanas fiz o teste e passei para o High intermediante. (mas o aluno poderia pedir para fazer um novo teste antes das 05 semanas)
      Passei 10 semanas no total e senti que meu inglês melhorou muito.
      Gostei da continuidade das aulas e da forma como é estruturado.
      O material didático fornecido muda a cada 2 semanas. São 05 livros, uma vez que é estimado um percurso de 10 semanas para se avançar de nível. Achei interessante porque é um conteúdo cíclico, o que não prejudica os alunos chegando a cada nova semana.
      Todos os professores que tive foram excelentes em termo de didática. Alguns assuntos que nunca tinha apreendido verdadeiramente aqui no Brasil foram devidamente dominados (como verdadeiramente saber quando usar o present perfect, rs).
      A plataforma online também é bem interessante e a biblioteca bem abastecida. Lá também era possível marcar uma espécie de tutoria 1x por semana, tema a escolha do aluno. O tempo era pouco, 15 minutos, mas utilizei para pegar umas dicas para melhorar minha pronúncia.
      A única coisa que poderia ser melhor são as aulas eletivas para quem faz o curso superintensivo. Penso que poderiam ser melhor estruturados, e que seria excelente poder fazer mais de um tipo por semana.
      A parte das atividades culturais também poderia ser melhor executado (não sei se já houve melhora quanto a esse quesito).
      Fechei a acomodação direto com a escola - Homestay, e a família que fiquei era ótima e a 5 min do metrô. Tive um problema na véspera de embarcar, na sexta, porque a família que ficaria teve um problema e não poderia me receber, mas a Kaplan me forneceu estadia na residência estudantil (que era bem mais cara) na 1ª semana por conta deles, e resolvi a questão da nova casa em que ficaria no dia em que fui fazer a prova de nivelamento. Eles inclusive anteciparam minha entrada na nova casa para a quarta feira, uma vez que viajaria na sexta e não poderia me mudar da residência estudantil para a casa no fim de semana.

      Excluir
  8. Nossa, ótimo ler tudo isso.
    Estava pensando em ir, mas acabo de mudar de ideia. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal, estou passando pelo mesmo problema e estou muito descontende. Isso que é apenas meu terceiro dia. Senti a mesma coisa do nivelamento e em relacao as aulas. Estou na unidade de Londres e vim para fazer um curso de Business, cheguei aqui colocaram todos em uma sala com todo mundo falando ao mesmo tempo para fazer o teste. Enfim estou achando tudo um descaso. Nao recomendo a escola e vejo que mesmo com os anos nada mudou.

    ResponderExcluir
  10. Olá. Voltei de um intercambio de 30 dias na Kaplan de Washington DC. Realmente, o teste de nivelamento não é tão acurado como vendem. Na minha sala tinha pessoas com diferentes níveis de conhecimento do idioma. Ou seja, a aula ficava muito puxada para alguns, e extremamente fácil para outros.
    De toda forma, pelo menos na minha unidade,os alunos nao precisaram esperar 10 semanas para pedir a troca do nível.
    Assino embaixo quanto ao método de ensino, parece que cada professor pode escolher o que será ministrado. Há um livro, mas as lições do livro são passadas de forma aleatoria (minha impressão)
    De modo geral eu gostei da experiencia e cursaria novamente na mesma escola. Os pontos anotados pela Pat tambem aconteceram comigo, mas não me incomodaram tanto.
    O que eu destaco como positivo é a localização da escola e os alunos internacionais. Falava em ingles o tempo todo.

    ResponderExcluir