O Canadá é um dos países mais multiculturais do mundo, se não O mais, e isso reflete diretamente na culinária local, que não é conhecida por ter muitos pratos típicos, mas sim por ter comidas do mundo todo, principalmente asiáticas.
Li em um blog que se come muito bem no Canadá, eu não sei sobre outras regiões, mas em Vancouver se come muito mal, a comida é ruim e cara, muito apimentada e muito gordurosa.
Tem gente que gosta né?! Eu detesto.
Outro fato é que o canadense não tem costume de sentar para almoçar, normalmente comem um sanduíche ou um cupnoodles rapidinho e pronto, já voltam pro trabalho ou pra aula; pra eles, a refeição mais importante é o jantar que normalmente acontece entre 17h e 18h.
Mas nem só de coisa ruim, gordura e pimenta vive o canadense, então hoje eu trouxe pra vocês 4 coisas que eu conheci no Canadá, três delas são canadense mesmo e outra é meio canadense e meio japonesa.
Vamos começar...
POUTINE
Toda vez que você perguntar por um prato típico, com certeza vão te responder em coro: Poutine!
Para nós, brasileiros, esse nome pode parecer engraçado ou feio, mas é assim mesmo que se chama a batata mais famosa do Canadá, que nada mais é do que batatas cortadas em tiras, fritas em banha e misturadas com molho de carne e pedaços de queijo qualhado. Talvez a primeira vista não seja um prato bonito ou agradável, mas posso garantir que uma poutine bem feita é deliciosaaaaaa!
Hoje em dia já existem variações dessa batata, como molho de frango ao invés de carne de boi e também molho vegetariano, além de complementos como bacon, que é o meu preferido!
A receita é original da província de Quebec e tem influencia francesa, mas é famosa por todo o Canadá e em algumas cidades do norte dos EUA.
Hoje ela é servida em pequenos restaurantes, bares, food trucks, cantinas, além de grandes redes como Burguer King, Wendy e A&W.
Pra ser sincera, nunca tive coragem de experimentar a poutine dessas grandes redes, elas nunca tinham uma cara muito boa, então se for sua primeira vez, eu não indico comer nesses lugares.
Em Vancouver, a melhor poutine que eu comi foi no Malones Bar & Grill, na W Pender St com a Seymour St.
JAPADOG
![]() |
Terymaio |
Já dá pra ver pelo nome que este é o metade japonês e metade canadense né?!
Pois bem, esse tipo de hotdog foi criado em Vancouver mas por um casal de japoneses que se mudou pra cidade e precisava dar um jeito de ganhar dinheiro pra sobreviver, e como em Vancouver era permitido vender cachorro quente nas calçadas foi isso que eles fizeram, mas é claro que deram aquela incrementada a "a la japa", e o negocio deu tão certo que já abriram lojas, barraquinhas e food trucks em vários pontos de Vancouver e também nos EUA, em Los Angeles e Santa Mônica.
Pra quem não sabe, o hotdog americano tradicional é só pão, salsicha e no máximo mostarda, catchup e maionese, no Canadá é basicamente isso, mas eles disponibilizam alguns temperinhos a mais como picles e jalapenho, então o japadog chegou pra ser o diferentão, com mais recheio e deu certo.
![]() |
Japadog da Burrard Street |
Deu tão certo que já apareceu em programas de TV, como O mundo segundo os brasileiros em Vancouver e várias celebridades já fizeram uma boquinha por lá.
O menu é bem variado, contando com 20 diferentes combinações, inclusive com abacate e sorvete, clique aqui pra dar uma olhadinha no site e ver o que vai em cada japadog.
Super indico!
Minha primeira reação foi o que? De preconceito, claro! Odeio gengibre e inventaram um refrigerante de gengibre? Anemmmm!!!
Mas resolvi deixar essa besteira de lado e experimentei, afinal, um refrigerante típico do Canadá, eu tinha que provar, e preciso falar que me surpreendeu!
A marca nasceu em Toronto em 1904 e em 1907 foi nomeada pelo Governador Geral do Canadá como a bebida oficial da Família Real e por isso leva a coroa como logotipo. Hoje é comercializada em 30 países, incluindo países da América do Sul, mas ainda não chegou ao Brasil.
A bebida é muito similar a sprite e não tem gosto de gengibre, e passou a ser meu refrigerante preferido.
MAPLE SYRUP
Me arrisco a dizer que este xarope é o alimento típico mais famoso do país, muita gente deve conhecer, principalmente quem costuma viajar aos EUA, e ele é 100% canadense.
O maple syrup, como o nome já diz é um xarope extraído da folha da maple, que é uma árvore do Canadá, inclusive a folha da maple esta estampada na bandeira do país e está presente em 70% das lembrancinhas de Vancouver, os outros 30% ficam por conta dos ursos, dos alces e dos totens.
O xarope é parecido com o mel de abelha, mas é mais líquido e menos doce, é comumente consumido com panquecas e waffles mas podem ser usados em outras receitas para adoçar ou simplesmente comer com bolachas/biscoito.
Se você já morou ou mora no Canadá, com certeza na sua casa devia ter pelo menos um vidro de maple syrup, e se você já voltou pro Brasil, provavelmente passou pela sua cabeça em trazer um vidrinho pra cá, como recordação; eu mesma trouxe alguns, fiquei com um e dei os outros de lembrança para pessoas queridas.
Então é isso, espero que vocês tenham conhecido um pouquinho mais sobre um dos países que eu tanto amo e que se estiverem indo para lá, possam experimentar cada uma dessas coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário