Apesar de os moradores da cidade não concordarem, o transporte público de Vancouver funciona muito bem, ok que não é o melhor do mundo, mas funciona direitinho.
A cidade utiliza o sistema integrado, ou seja, com um mesmo ticket você pode utilizar o ônibus, o skytrain e o seabus, o que faz com que o valor do ticket seja o mesmo para todos os tipos de transporte.
ÔNIBUS: A cidade conta com mais ou menos 100 linhas de ônibus, e todas param em pontos perto das estações de skytrain para o caso de ter que fazer baldeação.
O interessante é que Vancouver se preocupa com a qualidade de vida e isso inclui planos para diminuir a poluição do ar, sendo assim, a frota conta com ônibus elétricos ligados por cabos na rede elétrica. Acontece que essa rede elétrica não está por toda a cidade, por enquanto ela está concentrada em Downtown e ao sair ou entrar dessa região, o motorista desce do ônibus para tirar ou colocar os cabos na rede para que possa seguir viagem, então, não se assuste se o seu ônibus parar de repente, o motorista vestir um colete de transito e sair do ônibus.
Outro ponto que prova que a cidade preza pela qualidade de vida é que muita gente se locomove de bike e por isso a maioria dos ônibus tem dois suportes para carregar bikes.
O transporte público é pensado para toda a população da cidade e por isso foram tomadas medidas que facilitam a vida das pessoas, por exemplo, quando o ônibus pára para que alguém entre, a parte da frente do ônibus é rebaixada, aproximando a porta do meio fio, facilitando para que idosos ou pessoas com alguma dificuldade subam, já para os cadeirantes, além do ônibus abaixar, existe uma rampa elétrica que é acionada pelo motorista sempre que um cadeirante precisa subir ou descer, e tenho que dizer que isso é algo bem frequente em Vancouver, e para melhorar, na parte da frente do ônibus os assentos são retrateis, então quando um cadeirante entra, ele pode puxar a alavanca dos assentos retrateis e "estacionar" por ali.
Uma curiosidade é que não basta você dar sinal para descer e o ônibus parar, para que você desça do ônibus é necessário esperar uma luz verde se acender logo acima da porta e depois você terá que empurrar a porta de leve, assim ela abrirá.
Os ônibus são equipados com visor e sistema de som, onde são anunciadas todas as paradas, então é só ficar atento ao visor que saberá a hora que precisa descer do ônibus.
Uma coisa que é preciso prestar atenção é que as linhas podem mudar de acordo com a hora do dia, por exemplo, a linha que eu pegava pra ir pra casa parava na Granville St até as 20h, após isso o ônibus parava duas ruas abaixo. E se estiver planejando ir pra balada, planeje também a sua volta, pois algumas linhas param de funcionar após as 23h e os night bus entram em circulação, então será necessário saber qual night bus pegar e onde.
SKYTRAIN: Skytrain é o nome que eles dão para o metrô deles, que hora anda por baixo, hora anda na superfície e hora anda em uma trilho suspenso, mas funciona igualzinho qualquer metro do mundo.
O horário de funcionamento é das 05:00am as 1:30am, então se for pra balada planeje a sua volta de acordo com o horário do transporte.
SEABUS: Seabus é um transporte aquático que liga o centro de Vancouver à North Vancouver, o trajeto leva em torno de 15 min e sai da Waterfront Station (Vancouver) ou da Lonsdale Quay (North Vancouver).
O barco é fechado, então é possível utiliza-lo mesmo nos dias de chuva e de bastante frio, é grande e tem cadeiras para sentar.
A grande Vancouver é dividia por zonas, sendo 3 no total e cada uma delas tem um preço diferente para o transporte público, além disso, eles trabalham com 3 tipos de ticket, o individual, o bloco com 10 unidades e o mensal. Todos eles são vendidos nas lojas 7eleven que estão espalhadas por toda a cidade, nas farmácias London Drug e em algumas lojinhas menores de bairro.
Zona 1
Ticket unitário: CAD 2,75
Bloco com 10 tickets: CAD 21,00
Passe mensal: CAD 91,00
Zona 2
Ticket unitário: CAD 4,00
Bloco com 10 tickets: CAD 31,50
Passe mensal: CAD 124,00
Zona 3
Ticket unitário: CAD 5,50
Bloco com 10 tickets: CAD 42,00
Passe mensal: CAD 170,00
Ticket unitário: ideal pra quem vai passar pouco tempo na cidade ou pra quem quase nunca precisa usar o transporte público.
- É possível comprar já dentro do ônibus, mas é preciso que o dinheiro esteja todo trocado e em moedas, dai é só colocar as moedinhas na máquina que ela liberará um ticket.
- Já tendo o ticket é só inseri-lo na máquina quando entrar no transporte que ele será validado.
- A partir da validação o ticket pode ser utilizado quantas vezes necessária durante 1 hora e meia.
Bloco com 10 unidades: ideal pra quem vai passar poucos dias na cidade mas sabe que vai precisar do transporte público e quer economizar um pouco.
- Funciona do mesmo jeito do ticket unitário.
- Não pode ser comprado dentro do transporte.
Passe mensal: ideal pra quem vai passar 1 mês ou mais na cidade.
- Só é vendido em um período determinado, por exemplo, o passe de maio, começa a ser vendido no final de abril e pára de ser vendido ao final da primeira semana de maio.
- Não precisa ser validado, é só mostrar pro motorista ao entrar no ônibus, para skytrain ou seabus não precisa fazer nada, a não ser que um fiscal solicite.
Dicas:
- Se você tiver o ticket mensal da zona 1, e quiser ir pro Shopping Metrotown que fica na zona 2, por exemplo, não é preciso comprar um ticket da zona 2, você pode comprar só o complemento da zona 1 pra 2 que custa CAD 1,25.
- Após as 18:30h e aos finais de semana, você pode circular livremente por todas as zonas com o ticket da zona 1, então se sua ida ao shopping for a noite, você não precisará pagar pelo complemento de zonas.
- Nem as estações de skytrain e seabus e nem os ônibus possuem catracas e ninguém fica conferindo os tickets, mas isso não dá o direito de ninguém utilizar o transporte público sem pagar. De vez em quando aparecem uns fiscais dentro dos transportes pedindo pra ver os tickets e caso você seja parado e não apresente um ticket válido será cobrada uma multa de CAD 173,00.
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