29 de fevereiro de 2016

QUANTO DAR DE GORJETA NO CANADÁ?

O Brasil começou a incluir 10% de gorjetas na conta há alguns anos e apesar de normalmente pagarmos sem pestanejar, não é algo obrigatório; eu mesma não pago quando o serviço foi péssimo, o que infelizmente está cada vez mais comum.

No Canadá a gorjeta também não é obrigatória por lei, mas é quase como se fosse obrigatória por convenção social, principalmente em bares, pubs e restaurantes, já que os garçons e garçonetes não recebem bem, sendo assim, eles realmente contam com as gorjetas como parte dos salários, mesmo quando o atendimento prestado por eles foi ruim.




O que difere do Brasil é que lá não é esperado gorjetas só nesse tipo de serviço, mas em quase todos, como taxi, salão de beleza, spa, e neste tipo de serviço é comum dar 10% ou 15%. Os hotéis também não ficam pra traz, e o normal é dar de 2 a 5 dólares para o carregador de malas, manobrista, limpeza de quarto ou qualquer serviço que tenha sido prestado.

FAIXAS DE GORJETA: existem 3 faixas padrão, 10% quando o serviço foi ruim, 15% quando o serviço foi razoável e 20% quando foi bom, mas os cliente não precisam se prender a isso, podendo dar 5% quando o serviço foi péssimo ou 25% se foi ótimo.

COMO É COBRADA:  na maioria dos estabelecimentos de Vancouver, a maquininha de cartão já é preparada para cobrar a gorjeta, então o garçom vai colocar o valor da sua conta na maquininha e vai te entregar para que você possa adicionar a gorjeta, a máquina te dará a opção de escolher uma porcentagem em cima do valor da sua conta ou a opção de escolher um valor determinado por você, após isso é só colocar a senha e pronto.
Assim fica bem definido o que é valor de conta e o que é valor de gorjeta, facilitando para os garçons e para a casa.

Como eu disse, a gorjeta não é obrigatória por lei e muitas vezes não vem expressa na conta, você a definirá na hora de passar na maquininha, mas se estiver em um grupo de 6 pessoas ou mais, a gorjeta vem na conta e você tem que pagar e geralmente são 15%.

Uma curiosidade é que em Vancouver, se o garçom vê que você está em um grupo de amigos, ele traz a conta toda separada e cada pessoa do grupo recebe uma conta só com o que consumiu, o que ajuda MUITO a famosa divisão de conta no final de tudo. Quem me dera se no Brasil fosse assim!!!




A gorjeta é um costume muito forte no Canadá e não dar é considerado falta de educação, você não precisa dar sempre 20 ou 25%, mas 15% é sempre o esperado se o serviço foi agradável, pois quando o garçom recebe 10%, menos de 10% ou nada, além de ele ficar sem aquele complemento do salário dele, ele também ficará pensando que fez algo de errado. Se você achar que o serviço foi muito ruim a ponto de não merecer ganhar gorjeta, é legal que você converse com o gerente e explique que foi mal atendida, assim, o gerente poderá tomar medidas para melhorar o atendimento da casa e em muitos casos, eles oferecem um cupom de desconto para que você volte lá.

Então é isso... quando estiver planejando a sua viagem para o Canadá, não se esqueça que além do valor da refeição, do taxi, ou dos serviços em geral, é necessário ter dinheiro para a gorjeta e em casos de restaurantes é necessário também lembrar que tem o imposto (Clique aqui e veja qual é o imposto do estado que você quer visitar/morar).


Boa viagem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário