Já aconteceu de você comprar um produto e depois de testar viu que não era aquilo que você queria, não gostou da qualidade do que comprou ou simplesmente se arrependeu?
Acho que isso já aconteceu com 10 entre 10 pessoas deste mundo, e se acontecer no Brasil, o que você deve fazer é, em caso de não ter usado o produto e nem violado a embalagem, ir à loja e trocar por outra coisa, em alguns casos, até é possível ficar com o crédito na loja pra voltar uma outra hora e comprar outra coisa, mas imagina que legal seria se pudéssemos pegar nosso dinheiro de volta? Algumas compras por impulso estariam resolvidas, não é mesmo?!
Pois é, nos Estados Unidos as coisas funcionam um pouco melhor nessa área do consumidor; lá cada estado tem a liberdade de definir como será feita a troca do produto e neste post vou falar um pouco sobre os três principais destinos dos brasileiros nos Estados Unidos.
FLÓRIDA - A loja tem liberdade para definir a sua política de reembolso, mas se decidir por não trabalhar com reembolsos isso deverá ficar exposto onde os consumidores possam ver, caso isso não aconteça o cliente tem até 20 dias para voltar à loja e devolver o produto para ter o reembolso do valor integral.
CALIFÓRNIA - Na California as lojas também tem que expor a política de troca; caso não haja nada, o consumidor tem até 30 dias para devolver o produto e ter reembolso integral.
NEW YORK - Assim como nos outros estados, em New York a política de troca tem que ficar visível aos consumidores, caso contrário, o cliente tem até 30 dias para fazer a devolução/troca. A diferença é que a Lei deste estado não determina como isso ocorrerá, então fica a critério da loja decidir pelo reembolso integral, deixar um crédito em aberto para o cliente ou simplesmente trocar por outro produto.
Esse sistema de devolução é tão comum nos EUA que a maioria das lojas devolve o dinheiro caso o produto não esteja danificado (produto danificado é diferente de defeito de fabricação, quando apresenta defeito de fabricação, eles são obrigados a trocar), e o processo é muito simples, basta se dirigir ao caixa da loja e dizer que quer fazer um "return", em algumas lojas até existe um caixa específico pra isso.
É importante dizer que produtos como roupa, remédios, comida e cosméticos não podem ter sido usados/consumidos, no caso de eletrônicos, o produto pode ser devolvido após testar.
A devolução do dinheiro normalmente é feita pelo mesmo meio de pagamento da compra, ou seja, se você pagou em dinheiro, receberá dinheiro, se pagou em cartão, vai receber pelo cartão, então é super importante que no caso de ter pago com cartão, no ato da devolução, você esteja com o cartão que utilizou para realizar a compra.
Algumas lojas aceitam devolução de roupas sem etiquetas desde que esteja com a nota fiscal, ou sem a nota fiscal desde que esteja com etiqueta, mas isso não é regra e até onde eu sei, esse tipo de devolução só funciona para quem tem identidade americana, então, você, turista brasileiro, que vai pros EUA se esbaldar de fazer compras, não saia jogando as notas fiscais fora e nem arrancando todas as etiquetas até ter certeza absoluta que não vai querer trocar ou devolver o produto.
Existem alguns meios dos estabelecimentos deixarem as suas regras expostas e em muitos casos isso só aparecerá na Nota Fiscal, então se você não tem muita certeza que quer o que você esta pensando em comprar, pergunte primeiro ao caixa qual é a política de troca, porque pode ser que aquela loja não faça reembolso integral do valor e você só ficará sabendo disso quando receber a nota fiscal.
Eu já contei neste vídeo aqui que uma amiga minha fez algumas encomendas quando eu fui pra NY e eu comprei tudo errado, no dia seguinte voltei à loja, que na ocasião foi a B&H photos, devolvi tudo e depois comprei tudo de novo, foi bem rápido e tranquilo.
Espero ter ajudado com essa informação já que quando viajamos compramos muitas coisas por impulso e como o processo de devolução é rápido, você não perderá muito tempo das suas preciosas férias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário