O que você faria se na sua cidade tivesse, no meio de um parque, uma fonte pública de cerveja?
Em outubro de 2012, durante a reinauguração de uma fonte que havia sido restaurada na cidade de Bratislava, na Eslováquia, o governo decidiu que a fonte jorraria cerveja ao invés de água por 24 horas e as pessoas poderiam se servir a vontade gratuitamente.
Inspirado neste fato, a cidade de Zalec, na Eslovênia resolveu criar a primeira fonte pública de cerveja do mundo, onde o turista poderá pagar 6 euros para adquirir uma caneca comemorativa de 300ml e poder enche-la três vezes escolhendo um dos vários tipos de cerveja eslovenas que serão oferecidos.
A intenção do governo de Zalec é atrair turísticas para a pequena cidade que já é conhecida por "Vale do ouro verde" por sua grande quantidade de fazendas de lúpulo e, devido a isso o projeto ganhou apoio dos produtores de lúpulo, mas por outro lado, alguns vereadores e morados da cidade estão entre o grupo da oposição e alegam que o dinheiro poderia ser empregado em melhorias na cidade já que vai custar algo em torno de 350 mil euros, sendo metade financiado pelo governo local e a outra metade de doações públicas e de parceiros comerciais, mas o projeto ganhou com a votação de dois terços do conselho local.
![]() |
Zalec |
O projeto começou a ser discutido em 2013 e foi aprovado em fevereiro de 2016 mas ainda não tem previsão de quando estará finalizado, então, enquanto isso, os cervejeiros de plantão já podem começar a pesquisar o país e incluir Zalec em uma próxima viagem.
A cidade está localizada a mais ou menos 60km de Liubliana, capital da Eslovênia e conta com uma população de aproximadamente cinco mil pessoas.
Será que isso daria certo no Brasil?
Nenhum comentário:
Postar um comentário